quinta-feira, abril 10, 2008

Impressões da conferência do rio

Fui na pré-conferência (regional Capital) do Rio, fui sozinho, fui sem conhecer ninguém, fui sem saber ao certo o que iria encontrar, fui com medo, mas fui, e gostei muito, estava super bem organizada, teve momentos de descontração mas na maior parte do tempo tratamos de temas importante para comunidade GLBTT com muita seriedade.

Cheguei lá sem conhecer absolutamente ninguém, a não ser dois ou três de vista, tive vontade de ir embora, mas permaneci firma lá, e depois de iniciada já não queria ta fazendo outra coisa.

Não houve brigas, não houve espaço para nada de ruim, a impressão que eu tive foi que todos os seguimentos do movimento GLBTT foram muito bem representados e respeitados.

Ouve algumas trocas de farpas, do tipo “nós criamos a primeira lei em prol da comunidade GLBTT” “o colega errou em afirma que ele foi o pioneiro, pos nós fomos os pioneiros’ mas enfim, nada que tivesse magoado ninguém, pelo ao contrario, foi uma grande aula da historia do movimento GLBTT

O Rio de Janeiro é pioneiro em algumas leis que apóiam a cidadania GLBTT e aqui foi criado o primeiro grupo oficial gay a Turma OK, hoje no estado do rio companheiros homoafetivos de funcionários do estado tem os mesmos direitos assegurados do que os dos companheiros heteros.

O Brasil é o primeiro país do mundo a realizar esse tipo de conferência convocada pelo seu presidente da republica.

Foi nos dito que os delegados para conferências estaduais deveriam ser eleitos dentro das chapas que seriam formadas por articulações políticas dentro da conferencia. Eu que não conhecia absolutamente ninguém pensei que ficaria de fora. Eu então procurei o presidente da conferencia o senhor Carlos Nascimento, me identifiquei e disse que estava sozinho mas que eu pertencia ao e-jovem e gostaria muito de ser um delgado e que gostaria muito de ser um delegado, ele pessoalmente chamou um dos assessores lá e pediu que eu fosse inscrito na chapa única que acabou se formando. Felizmente teve vaga para todos os que quiseram se inscrever. No fim das Contas agora sou um dos delegados com poder de voto que vai pra conferencia estadual. Arrasei!!!!

Outro ponto muito positivo foi que dentro do regimento interno da conferencia tinha uma regra que ao menos 50% dos delegados deveriam pertencer ao GENERO feminino e que 30% deveriam ser afro-descendentes, e tanto uma quanto a outra cota foram ultrapassadas, Vitória!!!!!

Em algum documento dos muitos que foram distribuídos durante a conferencia fomos lembrados que uma conferência como esta já foi convocada e realizada a tempos a trás sobre a questão racial no Brasil e que ate hoje nenhuma medida concreta foi realmente posta em pratica a não ser o ministério da integração racial que ficou mais famoso pelo escândalo do cartão corporativo ( o terrível mal uso dele por parte da ministra) do que efetivamente por ações do ministério.

Tivemos a presença de vários políticos como a secretária Benedita da Silva, O secretário Carlos Min, A deputada Federal Cida Diogo. A prefeitura do rio não se fez presente.

A conferencia foi um sucesso, é inegável o poder do superintendente da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos ,da secretaria de direitos humanos do governo do estado, Carlos Nascimento em unir as pessoas sobre a bandeira da causa GLBTT

A conferencia estadual vai levar três dias, Ufa!! aja fôlego, mas já to ansioso, nada me tira de lá.

So espero que a nacional tenha o mesmo espírito de cooperação e entendimento que teve na regional (capital)


P.S: Senti a falta de um representação maior da juventude, especialmente nas plenárias
Lógico que os jovens foram representados dentro dos discursos, mas quase ninguém falou das especificidades da juventude GLBTT e também dos idosos gays e seus muitos desafios.

P.S: Quanto a minha solidão na conferencia, isso foi resolvido bem depois do almoço, conheci um rapaz super legal, militante, bonito e inteligente, agente acabou ficando junto durante todo resto da conferencia e depois. E agora estamos nos conhecendo melhor. Será que da namoro? Quem sabe , hehehehhehe

Beijos a todos e vamos participar deste marco histórico que são as conferencias. As primeiras de muitas, espero

P.S3: eu conheci pessoalmente o Carlos Tufvesson a quem sou muito fã, ele foi super simpático comigo e pude expressar para ele o quanto os seus textos foram inspiradores para mim e me ajudaram a estar ali naquele momento.

Beijos a todos

GRAMPO

Nenhum comentário: