quinta-feira, fevereiro 28, 2008

"Visitando a igreja gay"

Bom, eu queria ter escrito esse posto ontem assim que cheguei em casa mas meu DDA não deixou.

Sei que o título é bem tendencioso mas não encontrei nenhum melhor

Ontem fui com um amigo a Igreja contemporânea. Estávamos um dia desses buscando a tal da igreja inclusiva de Niterói e acabei achando a Contemporânea da Lapa. Adorei, diga-se de passagem, não vou dizer que vou me converter porque isso já são outros quinhentos e minha relação com religiosa especialmente crista é ao mesmo tempo muito intima e complicada, provavelmente eu vá falar sobre isso em posts futuros.

Pra começar gostaria de dizer que fiquei indignado. Não com a igreja, nem com nenhum dos participantes, ate porque fui bem recebido. Mas com as igrejas cristãs no geral. E como elas são terrivelmente estúpidas e ignorantes.

Lá estava uma igreja como qualquer outra. Com um pastor e membros, aparentemente a maioria parecia ser bem comprometida inclusive pagando ofertas e dízimos, isso é a marca de fidelização de alguém, tirar do bolso. Ate encontrei um conhecido meu, jovem empresário que eu nem sabia que era membro. Ali estavam homens e algumas mulheres louvando e adorando ao Deus de Abraão. Tudo foi tão normal, tão sério que me impressionou.

Fiquei indignado com o fato de que na busca por serem a igreja perfeita de cristo na terra a maioria das denominações cristãs quebram o segundo grande mandamento, negando aos homossexuais o direito de se amarem e se sentirem bem com sua relação com Deus. Elas negam ao homossexual o direito a paz de espírito, já que fazem um verdadeiro inferno psicológico na cabeça dos gays. Em minha experiência de vida com religiões, cheguei a uma conclusão: as igrejas cristãs não aceitam o homossexualismo simplesmente porque não querem, exatamente isso. A bíblia não é desculpa. Porque no mesmo livro que acreditam proibir o homossexualismo, também diz que devemos, apedrejar prostitutas e adúlteros inclusive crianças desobediêntes e no novo testamento também somos aconselhados a impedir que mulheres menstruadas freqüentem as igrejas. Ou seja, porque que excluímos tudo isso e ficamos com o homossexualismo? Sei que essa é uma discussão muito mais profunda do que isso, mas arredondando tudo, é isso. Foi isso que fez a igreja mórmon repensar sua política com relação aos negros na década de 70, a idéia de adaptação (mascarada nesse caso com o nome de revelação). Poderia me aprofundar nessas questões mais ideológicas , mas não vou, basta-me dizer que fiquei indignado com a total falta de amor da maioria das igrejas cristãs para com os GLBTTs

A reunião foi ótima, segue o padrão da maioria das igrejas neopentecostais, até na estrutura improvisada, sim porque isso já é um padrão das igrejas evangélicas, os hinos (louvor) as orações, teve até um momento de unção, para aqueles que queria ter mais fé me Jesus Cristo, e um momento para pedir perdão dos pecados.

Confesso que queria participar de tudo, tirar o máximo de proveito daquela experiência, mas me contive, fiquei na minha lá atrás e nem consegui cantar uma musica se quer. Acho que tenho esse direito como visitante.

O pastor falou sobre muita coisa legal e importante, inclusive sobre pecado, pureza e fidelidade, até sobre o inimigo (o demônio)

Achei aquilo interessante e fiquei lógico com muitas duvidas sobre a doutrina da igreja com relação a esses pontos, mas me pareceu que um membro fiel da igreja contemporânea deve ser file ao seu companheiro ou companheira, acredito eu enquanto durar o relacionamento que todos querem que seja pra sempre, amem

No fim o pastor de maneira bem realista e clara (gostei disso) pediu o dizimo e as ofertas. A estrutura discreta dos recolhimentos também me surpreendeu, todos recebem os envelopes e todos os envelopes são recolhidos, ninguém sabe quem deu e quanto deu. Adorei!!! Mostra respeito e dedicação individual pela sua crença (o que a mão esquerda faz a direita não precisa saber)

Achei o folheto que eles deram para os visitantes, acho que éramos uns quatro, um pouco pragmático de mais, mas se a idéia era mostrar organização e respeito, conseguiam.

Alguns militantes podem criticar dizendo que estão copiando a formula religiosa hetero, mas como os mesmos nunca me apresentam uma formula homo, então apreciei a que vi.

No fim do culto, o pastor veio falar conosco e lógico nos convidou a voltar e disse querer marcar uma pequena reunião para tirar nossas dúvidas e nos lembrou que o site é bem informativo.

Demos tchau para todos que vimos na porta, e fomos embora satisfeitos com a experiência.

Na rua, alguns caras que estavam num ônibus ficaram jogando piadas homofóbicas para meu amigo, chato isso, mas acho que ele nem percebeu.

Na volta passamos rapidamente na porta do bar Sal e Pimenta, que fica na mesma rua a uma quadra da igreja (até porque ainda não descobri se para eles é pecado freqüentar lugares GLS, embora o folheto tenha me dado uma pista), mas estava muito vazio e decidimos ir para casa

Gostei da experiência e ainda estou decidindo se domingo eu volto, se voltar prometo postar mais algumas coisas aqui.

Pra quem leu, espero que goste

Beijos

Nenhum comentário: